Patrocinado


Você está em: Campeonato Gaúcho 2021 - Jogo de Hoje

O Campeonato Gaúcho de Futebol, mais conhecido como Gauchão, é uma competição profissional deste esporte no estado do Rio Grande do Sul. Organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), começou a ser disputado em 1919, não tendo sido realizado apenas nos anos de 1923 e 1924, devido à Revolução Federalista, fazendo com que seja um dos campeonatos mais antigos em disputa no Brasil.[1] Foi criado por iniciativa da então Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD). A primeira edição, realizada em 1919 teve a vitória do Grêmio Esportivo Brasil, da cidade de Pelotas. Em meados de 1940, com a profissionalização do futebol do estado, a FRGD dividiu-se, e o campeonato passou a ser organizado pela sua sucessora específica, a Federação Rio-Grandense de Futebol (FRGF), que só na década de 1960 ganhou sua denominação atual de Federação Gaúcha de Futebol (FGF).[2]

O Internacional é o maior vencedor da competição, com 45 títulos,[3] seguido pelo Grêmio com 38 títulos[4] e o Guarany com dois títulos.[5] A maior sequência de títulos consecutivos pertence ao Internacional, que conquistou o octacampeonato ao vencer os campeonatos entre 1969 e 1976.[6] Em mais de 60 anos, a dupla Grenal não conquistou o título em apenas três oportunidades: o Juventude de Lori Sandri foi campeão em 1998, o Caxias, em 2000, sob o comando de Tite, e o Novo Hamburgo, em 2017, treinado por Beto Campos.

Além da conquista principal, existe o Campeonato do Interior Gaúcho, criado para incentivar as equipes de outras regiões a participar da competição. Segundo a fórmula adotada a partir de 2012, a premiação é dada a equipe melhor classificada no campeonato, desde que não seja Grêmio ou Internacional e não tenha disputado a final da competição.


Patrocinado