Patrocinado


Você está em: Atalanta 2021 - Jogo de Hoje

A Atalanta Bergamasca Calcio, Atalanta BC, ou simplesmente Atalanta, é um clube italiano de futebol da cidade de Bérgamo que disputa a Série A do Campeonato Italiano de Futebol.

O clube foi fundado em 17 de outubro de 1907; seu uniforme é camisa com listras verticais azuis-escuras e pretas, calção preto e meias pretas. A equipe joga no Estádio Atleti Azzurri d’Italia de Bérgamo, com capacidade para 22.512 pessoas.

História
A Atalanta surgiu em 17 de outubro de 1907, mas só se tornou o clube em 20 de fevereiro de 1920, quando se fundiu com um outro clube da cidade de Bérgamo, chamado Bergamasca. A Atalanta usava um uniforme preto e branco, enquanto que a Bergamasca se vestia de azul e branco. Com a fusão, a Atalanta passou a utilizar uma camisa listrada verticalmente em preto e azul.

O nome do clube foi inspirado numa personagem da mitologia grega, chamada Atalanta. Atalanta era uma caçadora que fez acordo com um rei de só se casar com quem conseguisse vencê-la em uma corrida.

Como era muito veloz, ela demorou muito a ser derrotada, o que só aconteceria por meio de uma estratégia. Esse enredo foi o que motivou os fundadores a escolherem o nome do clube.

No primeiro ano da disputa do Campeonato Italiano por pontos corridos, em 1929, a Atalanta ingressou na competição, e demorou até 1937 para conseguir subir à Série A.

Desde então, alternou períodos de estabilidade na elite do futebol nacional com fases de oscilação entre a divisão principal e as inferiores.

O único título realmente de expressão da história da Atalanta foi conquistado em 1963, quando o time de Bérgamo conquistou a Copa da Itália.

Naquela ocasião, a equipe teve de passar por, Cálcio Como, Catania, Padova, Bari e Torino para poder levantar o troféu. A final foi realizada em 2 de junho de 1963 e a equipe de Bérgamo superou o Torino por 3 a 1, em Milão, para ganhar o troféu mais importante de sua história.

Além deste, a equipe também ganhou a Série B em 1939, 1958, 1983, 2005 e 2010, e a Série C/1 em 1982.

As camisas 12 e 14 são aposentadas na Atalanta.

Um dos maiores jogadores da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, o centroavante Evair, jogou 3 temporadas na equipe, anotando 30 gols.

Giuseppe Meazza, um dos melhores jogadores italianos da história, encerrou sua carreira na Atalanta, em 1945, após passagens por Internazionale, Milan e Juventus.

Desde o meio da década de 1980 que o clube alterna campanhas razoáveis na Série A com rebaixamentos e retornos. A última vez foi justamente na temporada 2005/2006, quando foi campeão da Série B e voltou à elite. Na última temporada, a Atalanta terminou em oitavo lugar. O ano de 2007 marcou o centenário da Atalanta.

Ultimamente, o Atalanta tem alternado boas posições no campeonato, principalmente na última temporada:

3º Lugar – Classificado para a Liga dos Campeões da UEFA (Temporada 18-19)
7º lugar – Classificado para a Liga Europa da UEFA (Temporada 17-18)
4º Lugar – Classificado para a Liga Europa da UEFA (Temporada 16-17)
Em 26 de maio de 2019, o clube classificou-se para a Liga dos Campeões pela primeira vez em seus 111 anos de história, ao terminar em terceiro colocado na Serie A de 2018–19, e também a sua maior posição já feita pelo clube no campeonato.


Patrocinado