Patrocinado


Você está em: Brasileirão Série C 2021 - Jogo de Hoje

O Campeonato Brasileiro da Série C é um torneio equivalente à terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Sua primeira edição foi em 1981 e desde então o torneio mudou de regulamento diversas vezes e também teve sua disputa interrompida em algumas temporadas.

27 clubes de 12 estados diferentes já se sagraram campeões, apenas 2 deles por mais de uma vez, duas vezes cada um, os dois do Estado de Goiás, o Atlético Goianiense e Vila Nova.

A Série C funciona como uma divisão de acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B, sendo que os 4 clubes com melhor colocação obtêm vaga no Campeonato da Série B no ano seguinte e os quatro de pior colocação são rebaixados à Série D.

Desde 2009 a Série C é disputada por apenas 20 times, quando houve a criação da Série D com 40 times.

A competição foi transmitida em TV aberta (em rede nacional, já que anteriormente TVs locais transmitiram alguns jogos somente para determinados regiões) pela TV Brasil no ano de 2010 e depois entre 2012 e 2016.[1] Na TV fechada, foi transmitida pelo SporTV em 1999 (jogos do Fluminense) e entre 2012 e 2014; enquanto a National Sports Channel exibiu a competição entre 2003 e 2006 e o Esporte Interativo transmitiu de 2015 a 2018. a partir de 2019, a DAZN começou a transmitir exclusivamente a edição do campeonato usando o seu serviço de streaming.

Edição atual
Ver artigo principal: Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 – Série C
A atual edição é disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos, onde todos dentro de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Ao final, os quatro primeiros colocados de cada grupo irão para a fase quadrangular, dividida em dois grupos: o primeiro lugar de cada chave vai para a final da competição, enquanto os dois melhores de cada grupo ascendem à Série B. Já os dois últimos dos grupos da primeira fase são rebaixados à Série D.

Critérios para as vagas
A partir de 2014
Os quatro rebaixados da Série B do ano anterior;
Do quinto ao décimo sexto clube da Série C do ano anterior;
Os quatro promovidos da Série D do ano anterior.
Total: 20 vagas.


Patrocinado